A G-Star foi reconhecida como uma marca inovadora ao apresentar, em 1996, o conceito de denim bruto num cenário dominado durante quase 20 anos por peças com muitas lavagens e tratamentos. A G-Star apresentou, então, tecidos não tratados em cores sólidas, num estilo mais limpo e sofisticado. Também ficou conhecida pelo uso de ferramentas 3D na busca de caimentos melhores. Atualmente, a marca lança, a cada estação, coleções completas de roupas masculinas e femininas incluindo jaquetas, artigos de malha e moletons, além de calçados e óculos.

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Agora é a vez do jeans fashion chegar ao Brasil, conhecido pelo caimento e pela pegada sustentável da holandesa G-Star Raw. A marca também é conhecida por seus adeptos famosos, como Jay-Z, Charlize Theron, Heidi Klum, Robert Pattinson e Gwen Stefani. As peças da marca estarão à venda na loja multimarcas Mandi & Co dos shoppings Iguatemi, Market Place, Pátio Higienópolis e Villa-Lobos, em São Paulo, além do Iguatemi de Porto Alegre.

O diretor global de marketing da G-Star, Shubhankar Ray, explicou que a opção em comercializar as peças no Brasil em parceria com uma loja se deve ao conhecimento do varejo local. “Conhecemos bem o mercado global, mas não temos conhecimento do varejo brasileiro de denim. Nosso parceiro local, a Mandi, tem esse conhecimento e vai nos ajudar a entender a complexidade do mercado.” Ele chegou ao Brasil nesta quarta-feira (23.04) e se disse surpreso com o pouco que já viu do varejo nacional. “A publicidade que se vê no aeroporto fala muito sobre o mercado local. Na maior parte das grandes cidades, o que se vê são marcas globais, como a Apple, mas aqui imediatamente vi o anúncio de três marcas brasileiras de jeans.”

Apesar de começar no Brasil no sistema store in store, ele afirmou que, se os negócios forem bem, há a possibilidade da abertura de franquias. “Quem sabe até o nosso parceiro possa se tornar uma franquia nossa.” Os produtos da marca que serão comercializados na Mandi são fabricados na Índia e na China, mas o diretor comentou que a marca pode considerar produzir em solo brasileiro. As principais metas para o primeiro ano de atividades aqui são encontrar uma posição no mercado brasileiro de denim e fazer com que o consumidor brasileiro entenda a marca.

Shubhankar explicou que o motivo da vinda ao Brasil neste momento se deve à conjuntura internacional de moda. “O que havia de mais importante no street fashion acontecia em cidades como Londres. Estamos aqui porque o mais importante do street fashion acontecerá em países emergentes, em cidades como São Paulo, Rio e Cidade do Cabo [África do Sul].” As primeiras lojas da marca na África do Sul e no México entraram em operação em dezembro e março, respectivamente. A G-Star é comercializada atualmente em mais de 70 países.

As ações inovadoras de marketing estão no DNA da marca, que costuma fazer parcerias com personalidades, não só na criação de produtos. Entre os mais recentes está Pharrell Williams, com quem a G-Star desenvolve um trabalho para retirar dejetos dos oceanos (como comentamos aqui no blog recentemente). Apesar dessa proximidade com pessoas mundialmente conhecidas, Shubhankar ressaltou que a marca não paga para que celebridades vistam suas peças. “Eles são sempre vistos usando G-Star para ir ao supermercado, caminhando na rua, passeando, em momentos de street fashion. Isso significa que não pagamos para eles vestirem a marca em um evento. Eles usam porque querem.” O diretor ainda comentou que a marca está aberta a trabalhar com celebridades brasileiras, como foi feito na África do Sul por ocasião da abertura das primeiras lojas.

Fonte: FFW