A Rede Educare, em parceria com o Instituto Akatu, apresenta a exposição “#Reciclos – A arte da reinvenção”. Durante esse mês de Outubro, materiais sem utilidade como: garrafas de vidro, tijolo, arame, isopor, canudinho, bituca de cigarro, papelão e outros tipos, trazem o olhar de treze artistas sobre os resíduos diariamente descartados nas ruas e aterros, apontando a viabilidade de seu reuso.

051016-reciclos-expo-1-400x600

Obra assinada por Vermelho.

A exposição tem a curadoria de Mundano, grafiteiro, ativista e idealizador do “Pimp my Carroça”, projeto que visa promover a autoestima dos catadores de materiais recicláveis e sensibilizar a sociedade para a causa em questão.

O título da exposição é inspirado no 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dedicado à promoção do “Consumo e produção sustentáveis”. Esses Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda lançada pelas Nações Unidas e países signatários, possuem 17 metas e 169 indicadores para, até 2030, reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social, protegendo o meio ambiente.

051016-reciclos-expo-5-590x393

A obra feita de jornal é assinada por Everaldo Costa, conhecido como Ever, e leva o nome de “O golpe na mão esquerda”.

“Por meio das obras dos artistas da exposição #RECICLOS, as pessoas serão convidadas a refletirem e conhecerem como podem mudar seus hábitos para um consumo mais consciente que leve à diminuição da produção de resíduos. E também a um maior aproveitamento dos recursos, em benefício do bem-estar da sociedade, preservação do meio ambiente e prosperidade econômica”, afirma Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, a #RECICLOS é mais uma forma de atrair a atenção do público para a importância da reciclagem. “Queremos provocar a reflexão nos visitantes e transmitir, por meio da arte, o conhecimento sobre a sustentabilidade, reforçando o papel de cada um na preservação do meio ambiente.”

051016-reciclos-expo-2-590x393

Obra criada por Suzue, mescla peças orientais com inspirações vindas das ruas.

Os artistas que participam do projeto são: Suzue, Dona Raimunda, Mag Magrela, Ever, Banais, Biofa, Alexandre Orion, Bispo Catador, Vermelho, Casulo, Tubarão Dulixo, Thiago Bender e Rodrigo Machado.

051016-reciclos-expo-3-400x600

A obra “Catador”, criado por Biofa, artista plástico e grafiteiro.

A exposição acontecerá em três cidades: Em São paulo, no Shopping VillaLobos (em Outubro); em Pindamonhangaba, no Shopping Pátio Pinda (em Novembro); E em Salvador (BA), no Mercado Iaô (em Janeiro de 2017).

051016-reciclos-expo-4-590x393

Obra: “Jacaré Fóssil”, assinada por Casulo e feita de sucata de automóvel, tinta automotiva e solda elétrica.

Com o patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, a exposição tem entrada gratuita e será aberta ao público no dia 1º de outubro, no Shopping VillaLobos, na capital paulista. O mês de estreia da exposição é dedicado no calendário nacional para o tema, pois no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente – data estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente. “A intenção é que a #RECICLOS seja um projeto contínuo. Entendemos que agir de forma consciente no consumo está ligado à produção de conhecimento e de transformação através da educação. Um dos objetivos da exposição é fazer com que o cidadão recicle o seu olhar a partir das suas práticas cotidianas”, explica Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

About the author