O Dia da Amazônia foi comemorado em 5 de setembro e para celebrar, a coluna Ecoera, de Chiara Gadaleta, mostra algumas marcas de moda que através do design estão promovendo relações mais saudáveis com a floresta.

A data foi criada com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo, com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas e da sua biodiversidade para o planeta.

Ainda sob o impacto da última semana de desfiles do SPFW e refletindo sobre o poder que a moda tem de viralizar mensagens é válido destacar as marcas que vêm liderando inicitivas que não só promovem discussões sobre esse bioma primordial para o equilibrio ambiental e climático, como também mostram, através do design, como podemos nos aproximar da floresta de forma responsável.

Instituto E, pioneiro nessas pesquisas, vem desenvolvendo programas de rastreamento de matérias primas de baixo impacto. Bases como o couro de peixe por exemplo colaboram para o fortalecimento das comunidades, que permanecem na floresta, evitando a migração para as periferias das cidades e a perda de identidade cultural. Em parceria com a marca Osklen disseminam em suas peças de roupas e acessórios e em escala substancial, mensagens sobre a necessidade de cuidar  da nossa natureza.

E para celebrar esse dia, a Vert lançou sua primeira colaboração com a designer carioca  Lenny Niemeyer: um tênis com cabedal em juta natural, nobuck plus bege e forro de couro com curtimento vegetal e  palmilha feita de borracha selvagem da Amazônia.


A moda tem um enorme poder de viralizar mensagens, portanto todos nós envolvidos nessa grande cadeia, que vai desde a produção da matéria-prima até os consumo final, temos a missão de espalhar essas práticas conscientes através das escolhas que fazemos.

FONTE: VOGUE

MATERIAIS MAGMA RELACIONADOS:

JUTA CRUA C/1.50 – COD. 125/18

 

JUTA TINTA – COD. 125/20