As sacolas plásticas descartados geram um enorme problema ambiental quando vão parar nos aterros mas elas estão espalhadas por toda parte como ruas, parques, praias e até nos oceanos. Mas o que fazer se o plástico se tornou indispensáveis em nossas vidas diárias?

Hoje, os plásticos são a maior causa de poluição do meio ambiente na Terra, onde milhões de animais como golfinhos, tartarugas, baleias, pinguins e peixes são mortos a cada ano por intoxicação. E, se as sacolas plásticas são queimadas, eles lançam no ar gases tóxicos.

Como resolver o problema ambiental causado por elas? Os empresários indianos Amita Deshpande e Nandan Bhat lançaram sua marca Aarohana EcoSocial  Developments, utilizando uma técnica simples para combater a poluição através do upcycling, fabricando tecidos plásticos em teares artesanais para bolsas modernas e coloridas.

Os tecidos plásticos são produzidos por tecelãs que trabalham em suas próprias casas, fazendo a coleta e limpeza das sacolas plásticas descartadas, para depois cortá-las em tiras longas e filiformes que serão usadas como fios nos teares manuais para tecer um belo, durável e colorido tecido plástico. Depois os tecidos são costurados para criar bolsas, porta objetos, carteiras e esteiras estilosas.

Os ex-profissionais de TI Amita Deshpande e Nandan Bhat exploram a técnica do upcycling para criar produtos de design evitando que as sacolas plásticas descartadas poluam o meio ambiente.

Amita e Nadan visitaram um projeto no interior da Índia onde se depararam com um grupo de tecelões, que estava tecendo resíduos de plástico. Depois de conhecerem a técnica de reciclar o plástico na tecelagem artesanal, eles souberam imediatamente que era o que estavam procurando. Em 2015 eles começaram a fazer o upcycling das sacolas plásticas em belas bolsas.  Eles criaram uma unidade de produção numa aldeia tribal em Dadrá Nagar Haveli, onde as mulheres e jovens trabalham na produção, enquanto em sue escritório na cidade de Pune eles cuidam do design e costura das peças.

Os peças da coleção são esteticamente agradáveis e graças à durabilidade do plástico, duram um longo tempo. Cerca de 40 sacolas de polietileno são usadas ​​para fazer uma bolsa de tamanho médio. Lidar com os resíduos de plástico tornou-se uma das mais importantes questões que as cidades indianas enfrentam hoje.

Com mais projetos como o da Aarohana, o país poderá no futuro se ver livre de poluição.

FONTE: Stylo Urbano